REGRESSÃO DE MEMÓRIA

regressão de memória

Regressão é uma abordagem terapêutica que busca colocar a pessoa em um estado profundo de relaxamento e não em um estado inconsciente ou de dormência. A regressão busca baixar os mecanismos de defesa e lidar com as resistências para conduzir a pessoa ao acesso de memórias reprimidas. Algumas pessoas acreditam que perderam certas memórias ou lembranças por não conseguirem se recordar, ou seja, acessá-las conscientemente. Dizem terem se esquecido ou terem gravado a informação.

Em geral, isso não é verdadeiro. Nosso sistema grava tudo! O fato algumas memórias acabam sendo reprimidas e vão para o inconsciente. Lá, elas acabam desenvolvendo mecanismos de defesa, mas não se lembrar de algo, não significa que aquela informação não existe e não esteja atuando na sua vida, nas suas escolhas, decisões e no seu comportamento.

A regressão não busca lidar com vidas passadas, apenas com os conteúdos que são acessados e trazidos a consciência. Apesar de haverem muitos relatos e acesso a informações de vidas passas, não existe comprovação científica e isso acaba senso irrelevante, pois o importante é a memória em si e a informação que ela carrega. A informação em si, é a chave para liberação de traumas, compreender certos comportamentos, sintomas, sensações...

Recuperar a memória original é fundamental para verificar possíveis equívocos de interpretação. Dependendo da nossa idade e do nosso nível de percepção e capacidade de elaboração, podemos não ter recursos suficientes para lidar com algo, ou seja, lidar com algo. Pode haver erros de interpretação ou termos criado algo além daquilo que realmente foi alterando o fato e a memória original. Isso cria um equívoco que pode ser muito prejudicial.

Poder rever e reviver uma experiencia, um evento pode ser libertador, pois como adultos e apoiado por um profissional, podemos reavaliar com os recursos atuais, com a percepção e a consciência de agora.

COMO FUNCIONA?

A sessão de regressão dura em torno 1:30h, contando a entrevista inicial, procedimento e integração do processo. A pessoa não fica em estado inconsciente, apenas em um estado de relaxamento profundo, ou seja, ela vivencia o processo e acessa seus conteúdos conscientemente. Ela pode interromper o processo quando quiser, basta manifestar seu desejo.

É trabalhado uma questão por vez. Pode ser resolvido em uma única sessão ou necessitar de mais sessões. A quantidade de sessões dependo de como cada pessoa responde ao processo, o quanto ela consegue relaxar e se entregar ao processo, para isso, é fundamental estar confortável com o profissional.

O nível de defesas e resistência que uma pessoa possa ter, também pode exigir mais de uma sessão para se recuperar as memórias. Em geral, uma sessão se demostra ser suficiente.


regressão