ARTIGO
AUTOSSABOTAGEM


Autossabotagem

O QUE É AUTOSSABOTAGEM?

Dentre tantos fatores limitantes que emergem de nosso inconsciente, um dos mais nefastos é a autossabotagem. Trata-se de uma força interior que nos impele a procurar justificativas para permanecer onde estamos, para evitar o crescimento. A maioria das pessoas tem medo de encarar os desafios que uma mudança de paradigmas exige. Isso provoca estagnação, preguiça e procrastinação, que com o decorrer do tempo lavem a uma vida fracassada.

Mesmo quando existem problemas que queremos resolver ou objetivos que desejamos alcançar, é preciso determinação para sair da inércia de nossa zona de conforto.

A autossabotagem é um ato inconsciente de puxar o próprio tapete. Isso acontece quando, depois de um período variável de crescimento, se atinge uma fronteira onde está a programação limitadora, a crença.

Não é à toa ou ao acaso que vemos constantemente pessoas que começam e recomeçam muitas vezes, sempre apresentando um padrão comportamental de fracasso e autodestruição. Pessoa que criam um limite ao crescimento, uma fronteira bem definida, que pode ser uma faixa salarial, uma cota de felicidade, um cargo, acreditar que só dá certo com isso ou com aquilo.


ALGUMAS CRENÇAS SUSTENTADAS PELA AUTOSSABOTAGEM:

Eu não mereço, eu não sou bom o bastante, eu não consigo, eu não me preparei o bastante, eu não preciso de ninguém, ninguém me ajuda, não sou ninguém seu fulano, depois eu faço, nada dá certo comigo, não tenho tempo, não tenho mais idade, se algo é de graça não presta, não tenho dinheiro para isso...

Atrasam, adiam procrastinam, desistem, não terminam o que começam, delegam o controle de suas vidas a outras pessoas, iludem-se, vivem com expectativas irreais...

Vamos deixar bem claro o que é autossabotagem. Toda vez que a pessoa faz algo que atrapalha, atrasa ou impede seu crescimento pessoal, em todas as áreas da sua vida, fica caracterizado a autossabotagem. Toda vez que a pessoa se omite para fazer algo que contribuirá para sua evolução e crescimento é autossabotagem.

Existe uma fronteira que é o limite até onde a pessoa consegue chegar. Isso se repete inúmeras vezes pela vida afora. Se essa programação não for substituída isso permanecerá por toda sua vida.